segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de aula - Plano Cartesiano

PLANO DE AULA
TEMA: PLANO CARTESIANO
PÚBLICO ALVO:  8º ANO

CONHECIMENTO PRÉVIO:
1.      Língua materna;
2.      Números racionais;
3.      Unidade de medida;
4.      Utilização da régua.

OBJETIVO GERAL:
  Incentivar de forma lúdica desenvolvendo o conhecimento em plano cartesiano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Saber identificar as diferentes coordenadas x (abscissas)  e  y (ordenada)
·         Conhecer as nomenclaturas para x e y no plano cartesiano
·         Capacitar o aluno a construir e identificar o ponto através das coordenadas.
·         Conhecer a história de seu surgimento.

JUSTIFICATIVA:   Desenvolver o conhecimento no plano cartesiano através de mapas de coordenada criada por eles mesmo, desenvolver o senso critico através de analise em conjunto.

DURAÇÃO:   aproximadamente 6 aulas, depende do nível de perfeccionismo da sala.

METODOLOGIA:
Primeira aula: apresentar aos alunos um breve fator histórico do surgimento do plano cartesiano, como originou, logo após, explicação de seu desenvolvimento seguido de atividades para melhor entendimento.
Segunda aula: correção da atividade, retirando as duvidas restantes na atividade proposta.
Terceira aula: os alunos, em grupo, deve desenhar um mapa de seu bairro em uma cartolina informando os diferentes comércios e moradia de amigos e dele mesmo.
Quarta e quinta: através deste mapa desenvolvido pelos alunos, construir um plano cartesiano em cima do mapa. Após esta etapa, o discente deve localizar e informar a coordenada (x,y) em que se encontra cada comércio ou residência criada por ele na cartolina.
Sexta aula: os trabalhos terminados, o grupo deve corrigir o trabalho de outro grupo, anotando o que há de diferente e errado no mapa, e discutir apresentando seu ponto de vista para os demais alunos.

RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS:
Régua, lápis, esquadro e cartolinas.
AVALIAÇÃO:
Participação no desenvolvimento da atividade.
Assimilação do conteúdo através de questionamento.
Perfeccionismo na construção.
Noção de perspectiva.
Apresentação da analise do trabalho de outro grupo.


Um comentário: