PLANO DE
AULA
TEMA: PLANO CARTESIANO
PÚBLICO ALVO: 8º ANO
CONHECIMENTO PRÉVIO:
1.
Língua materna;
2.
Números racionais;
3.
Unidade de medida;
4.
Utilização da régua.
OBJETIVO GERAL:
Incentivar de forma lúdica desenvolvendo o conhecimento em plano
cartesiano.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Saber identificar as diferentes coordenadas x
(abscissas) e y (ordenada)
·
Conhecer as nomenclaturas para x e y no plano
cartesiano
·
Capacitar o aluno a construir e identificar o ponto
através das coordenadas.
·
Conhecer a história de seu surgimento.
JUSTIFICATIVA: Desenvolver o conhecimento no plano
cartesiano através de mapas de coordenada criada por eles mesmo, desenvolver o senso critico através de analise em conjunto.
DURAÇÃO: aproximadamente 6 aulas, depende do nível de perfeccionismo da sala.
METODOLOGIA:
Primeira aula: apresentar aos alunos um breve fator histórico do
surgimento do plano cartesiano, como originou, logo após, explicação de seu
desenvolvimento seguido de atividades para melhor entendimento.
Segunda aula: correção da atividade, retirando as duvidas
restantes na atividade proposta.
Terceira aula: os alunos, em grupo, deve desenhar um mapa de seu
bairro em uma cartolina informando os diferentes comércios e moradia de amigos
e dele mesmo.
Quarta e quinta: através deste mapa desenvolvido pelos alunos,
construir um plano cartesiano em cima do mapa. Após esta etapa, o discente deve
localizar e informar a coordenada (x,y) em que se encontra cada comércio ou
residência criada por ele na cartolina.
Sexta aula: os trabalhos terminados, o grupo deve corrigir o
trabalho de outro grupo, anotando o que há de diferente e errado no mapa, e
discutir apresentando seu ponto de vista para os demais alunos.
RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS:
Régua, lápis, esquadro e cartolinas.
AVALIAÇÃO:
Participação no desenvolvimento da atividade.
Assimilação do conteúdo através de questionamento.
Perfeccionismo na construção.
Noção de perspectiva.
Apresentação da analise do trabalho de outro grupo.
É uma ideia muito boa para este objeto de conhecimento.
ResponderExcluir